Carregando...

Checklist de Ano Novo: roupas, comidas tradicionais, superstições e destinos para réveillon

Chega o réveillon e a proposta é sempre a mesma: começar o ano renovado, cheio de boas energias e mudanças. Tem muita gente que aproveita a ocasião para agradecer pelas conquistas que obteve durante o ano e fazer novos pedidos. Por isso, recorrem a tradições que prometem trazer sorte, amor, dinheiro, saúde, etc.

Para te ajudar com todos os detalhes da comemoração de Ano Novo, preparamos um checklist com várias dicas e tradições.

Roupas

Todos os anos diversas marcas e lojas lançam coleções de roupas especiais para o réveillon. As cores preferidas para a ocasião costumam ir do branco ao dourado. O branco simboliza a paz, e este é um desejo da maioria da população. O dourado e o amarelo representam dinheiro e riqueza. Outras cores usadas também possuem seus próprios significados. O vermelho promete paixão, o azul, paz de espírito, enquanto o verde, esperança e equilíbrio.

Comidas e Bebidas Tradicionais

O final de ano é marcado pela culinária farta, e cada um dos alimentos servidos na ceia possui o seu significado especial. A começar pela fartura, que reflete o desejo de que essa mesma abundância se reflita durante todo o próximo ano. Dentre os alimentos típicos estão grãos como arroz, que simboliza a riqueza, abundância e fertilidade, e lentilha, que é sinal de boa sorte. O porco está sempre andando e “fuçando” para frente, por isso é visto como um animal de prosperidade. Na virada do ano as pessoas costumam evitar as aves, pois estas ciscam para trás e os supersticiosos indicam retrocessos e atraso de vida. Dentre as frutas acredita-se que a romã é símbolo de fartura e felicidade, enquanto a uva é mais conhecida por trazer boa sorte. O vinho e o champanhe, ambos feitos de uva, carregam um significado positivo e otimista.

Superstições

Os brasileiros adoram passar a virada de ano na praia para realizar um dos principais rituais da comemoração: pular as 7 ondas do mar. Os pulos servem para que os caminhos sejam abertos, na certeza de garantir sorte no futuro. Você pode fazer um pedido para cada um deles. Comer doze uvas verdes a meia noite significa mais dinheiro em todos os meses do ano. Guardar uma folha de louco na carteira também garante mais dinheiro. Esta deve ficar na carteira até o próximo ano, quando deve ser substituída. Roupas íntimas novas prometem sorte no amor, pois deixam os mal-entendidos no passado. Outra superstição que promete trazer riqueza é colocar uma nota de dinheiro dentro do sapato. Os orientais afirmam que as energias entram em nosso corpo pelos pés.

Destinos

Muitas pessoas costumam tirar férias nesta época do ano para, além de conhecer outros lugares, comemorar a virada assistindo incríveis shows de fogos de artifício. Destinos como Nova Iorque e Orlando (EUA), Sydney (Austrália), Paris (França), Londres (Inglaterra) estão entre os favoritos dos brasileiros que saem do país. Para quem fica no Brasil, há boas opções como Rio de Janeiro, Natal, Salvador, Fortaleza e Florianópolis (todas com belas praias), além de cidades como São Paulo e Foz do Iguaçu.

Mas não importa como, nem onde você vai passar a virada de ano, o mais importante é estar e se divertir com a família e os amigos.  Que esse novo ano seja incrível!

www.compraevolta.com.br

Deixe um comentário