Carregando...

Economize e cuide da saúde com práticas esportivas ao ar livre

Caminhada, corrida, futebol, vôlei, ciclismo, qual dessas atividades você (já) praticou hoje? Mais que uma? Nenhuma? Recomendação quase unânime entre especialistas da área de saúde, a prática de esportes é sempre sugerida quando o assunto é saúde e bem estar. Se forem atividades ao ar livre então, melhor ainda!

É possível unir tanto os benefícios para o corpo, como o alívio ao stress do dia a dia que – principalmente nos grandes centros urbanos – infelizmente é realidade para muitas pessoas. Seja na atual estação de inverno ou durante o verão, sempre é possível conciliar a prática de esportes com a rua, gastando pouco ou quase nada em alguns casos.

Veja algumas dicas de atividades que podem ser inseridas na sua rotina hoje mesmo e gerar benefícios:

Caminhada

Os principais benefícios da caminhada envolvem: a diminuição do colesterol, prevenção de hipertensão e diabetes, melhoria do humor e da respiração, fortalecimento dos músculos, melhora da circulação sanguínea, dentre outros pontos. As caminhadas podem e ‘devem’ ser feitas todos os dias, por pelo menos 30 minutos. Que tal reservar este tempinho? Uma boa sugestão é realizar caminhada acompanhado (a) J

Corrida

A corrida é uma das práticas mais recomendadas para o bem-estar físico e mental. Além de ser uma atividade completa, que envolve praticamente todos os músculos do corpo, ainda é uma aliada na queima de gorduras e no aumento da massa muscular.

Cada pessoa tem um ritmo diferente e é muito importante respeitá-lo Por isso, para definir as melhores sugestões de tempo para o exercício, recomendamos que você procure um especialista da áreaPara quem está acima do peso, não pratica exercícios há muito tempo, fuma e/ou tem algum problema respiratório, o ideal é começar caminhando e – depois – evoluir aos poucos para a corrida. Já tem o tênis ideal?


corrida-economia-compraevoltabr

Futebol

Paixão nacional com equipes perdendo ou ganhando, o futebol é outro esporte ao ar livre que gera inúmeros benefícios à saúde. A prática desta atividade – mesmo que amadora e com frequências esporádicas – ajuda a trabalhar os músculos, principalmente os de membros inferiores, e a movimentação resulta em grande perda de calorias.

Praticar futebol é recomendado também para quem deseja melhorar a resistência cardiovascular, estimulando a circulação sanguínea. Reunir os amigos para uma ‘pelada’ no campo mais perto de casa ou na quadra do prédio de alguém pode ser uma boa; é só separar a bola, as chuteiras, caneleiras e o uniforme do time do coração!

Vôlei

Além de fazer bem para a saúde, o vôlei (ou voleibol) é uma atividade divertida! Queridinho dos brasileiros, o esporte tem benefícios tanto para a saúde física quanto mental, pois além de proteger de doenças, melhora a função imunológica, eleva a confiança e influencia positivamente em fatores psicológicos como disciplina, coletividade, trabalho em equipe e muito mais.

Pelas características do jogo, o vôlei ajuda ainda na tonificação do corpo e todo o sistema cardiorrespiratório, já que aumenta o fôlego e auxilia no controle da pressão arterial. Conhece alguém que gosta dessa prática? Reúna as equipes. Certamente há parques na sua cidade, que disponibilizam gratuitamente quadras de vôlei para utilização. Não se esqueça da roupa mais adequada e da proteção para joelhos e até cotovelos…e, claro, da bola!

Ciclismo

Quer queimar calorias e fugir do trânsito? O ciclismo é para você, praticante ou não da atividade ainda. Quem não costuma pedalar está perdendo inúmeros benefícios – desde definir músculos até melhorar a frequência cardíaca.

Além de ser uma atividade lúdica e que pode ser praticada ao ar livre, andar de bicicleta faz (muito) bem para o coração por se tratar de um exercício aeróbico. Além disso, queima calorias e reduz o percentual de gordura do corpo. Por isso, após algumas semanas de prática, já é possível observar a redução do manequim.

Ainda não acabou: pedalar estimula o trabalho dos grandes grupos musculares das pernas, além de estimular a contração do abdômen, já que exige postura do ciclista. Por essas razões, andar de bicicleta tonifica as pernas e a barriga. Por fim, por ser um exercício que se pratica sentado, a bicicleta não é um exercício de alto impacto ou sobrecarga para as articulações. Então, é indicado para iniciantes e também para quem está acima do peso!

Já tem uma bike? O que está esperando para adquirir uma?

No site do Compra&Volta, você encontra diversas lojas parceiras para comprar sua bicicleta, e todos os itens citados neste post: tênis, bolas de futebol e de vôlei, roupas, uniformes dos times do coração, caneleira, cotoveleira, joelheira e muitos outros acessórios não citados – mas, que podem ser bons companheiros durante as atividades!

A mensalidade da academia está pesando no seu bolso? Não perca tempo, adquira os itens com economia e ainda receba dinheiro de volta. Acompanhe ainda nossas redes sociais (Facebook, Twitter e Google +) para ficar antenado(a) nas ofertas da semana, e aproveite!

Cuide da saúde! 🙂

Deixe um comentário