Engajamento com as novas gerações
Ligação afetiva, credibilidade e boa experiência são características fundamentais para quem quer fazer com que os mais exigentes consumidores de identifiquem com o seu negócio. Artigo de Ricardo Cassettari para a Meio & Mensagem destaca os Caminhos para conquistar o engajamento com as novas gerações.
Sabemos que, atualmente, o público com maior poder de compra são os millenials e a geração Z – ou seja, pessoas nascidas de 1980 em diante. Você sabe, porém, como fazer esse grupo se engajar com a sua marca? Para começar a traçar um caminho, cito aqui uma pesquisa sobre hábitos de consumo, conduzida no final do ano passado pela Oxford Brookes University. Ela mostrou que os consumidores brasileiros são os segundos mais engajados do mundo, atrás apenas dos turcos e logo à frente dos norte-americanos. O estudo ouviu mais de 18 mil pessoas dos maiores mercados do planeta – ao todo, foram 13 países, como Reino Unido, Alemanha, França e Itália.
O alto nível de exigência dos millenials e da geração Z não é nenhum segredo. Esses caras possuem um senso de propósito muito mais definido em comparação com as gerações anteriores – eles querem mostrar sua personalidade e deixar sua marca no mundo. Sabendo disso, como fazer com que eles se identifiquem e se relacionem com sua marca?Os resultados são animadores, especialmente em um período de tantos desafios. A metodologia, que envolveu um questionário com várias perguntas sobre tendências de consumo, possibilitou à pesquisa trazer uma série de insights para auxiliar as empresas a conquistar e engajar de maneira inteligente seus clientes.
Engajamento com as novas gerações
O primeiro passo é ter consciência de que essas gerações exigem excelência e autenticidade das empresas com as quais interagem. Eles não querem apenas consumir os produtos ou os serviços das marcas: eles querem vivenciar uma experiência diferente, verdadeira, que os atraia e converse com suas visões e valores. Fazendo um contraponto com seus pais e avós, antes de 1990, a realidade dos jovens era outra: a economia era muito mais fechada, assim como o acesso a bens de consumo. As “tribos” mais comuns eram as de torcedores de times de futebol, de surfistas ou de roqueiros, que precisavam ir até a Galeria do Rock para comprar algo diferenciado. As tendências eram ditadas pelos grandes veículos de massa.
Hoje, temos inúmeros movimentos e cenas, e os produtos que as novas gerações consomem refletem sua personalidade. Isso acontece porque estamos começando a experimentar o quanto a internet foi disruptiva, reverberando incontáveis realidades e possibilitando a criação de vários nichos de tendências.
O estudo da Oxford Brookes University evidencia a importância de fatores racionais e emocionais para conquistar o engajamento de seus consumidores. Segundo a pesquisa, a escolha da empresa começa com uma decisão racional, como custo-benefício, reputação ou vantagens em relação a seus concorrentes. A decisão de permanecer com a empresa, porém, exige uma ligação emocional, afetiva com sua marca.
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