Consumidor brasileiro X americano no e-commerce
Já é sabido pela maioria dos lojistas do Brasil, a importância de uma boa avaliação do seu e-commerce. A questão agora é que os consumidores também já entendem que a reputação de uma loja online está diretamente relacionada a sua decisão de compra, independente do valor a ser pago.
A empresa de soluções para e-commerce, a Yourviews, analisou o comportamento do consumidor nos últimos dois anos e descobriu que, surpreendentemente, 93% dos consumidores brasileiros estão satisfeitos com suas compras online. A Yourviews levantou esta e outras informações também do consumidor dos Estados Unidos. Para um comparativo, ela traz informações sobre lojas do mesmo segmento compatíveis do mercado nacional e internacional. Confira a seguir!
Enquanto no EUA a taxa de avaliação de determinado produto é de 8%, no Brasil esse índice é de 21%, o que aponta o consumidor brasileiro mais comprometido. Esses dados são baseados em consumidores que escrevem reviews em lojas virtuais nos dois países.
Sobre recomendar um produto para um amigo, nos EUA a taxa é de 89% de recomendação, enquanto no Brasil bate 94%, mostrando que o consumidor do continente norte americano é mais criterioso. Já com a satisfação da loja, a nota do brasileiro é 4,5/5 contra 5/5 dos estadunidenses.
A experiência positiva de ambos se reflete também ao analisar os termos mais citados. O consumidor brasileiro tem como palavras mais utilizadas ‘ótimo’, ‘amei’ e ‘adorei’ e o do EUA utiliza mais as palavras ‘good’, ‘love’ e ‘excellent’.
O tamanho do review possui uma média americana de 119 caracteres, 35% maior que a média brasileira com apenas 88 caracteres utilizados. Então, parece que somos menos detalhistas nas avaliações, porém a nossa forma de comprar online é bastante satisfatória – pelo menos nesses últimos dois anos.
Você concorda? Costuma avaliar e recomendar suas compras online? De que maneira?
Fonte: www.yourviews.com.br