Carregando...

Descubra os fatos mais curiosos relacionados com a Páscoa

No último domingo deste mês, celebraremos a Páscoa. Para muitos será um dia de feriado prolongado acrescido de trocas de ovos de chocolate, enquanto para outros a data tem todo um forte valor espiritual.  Mas, você sabe de onde vem todos esses costumes?

No calendário cristão, a Páscoa celebra a ressurreição de Cristo, uma das festividades mais importantes para o cristianismo. Porém, a data já era comemorada antes mesmo do surgimento do cristianismo, quando celebrava-se a libertação do povo judeu da escravidão do Egito. A Pessach, como é chamada, começa no 15º dia do mês hebraico de Nisan e tem a duração de 7 dias em Israel e 8 em outros locais.

Em outro contexto, a troca de ovos de páscoa começou nos primórdios da data. O ovo aparece em diversas tradições antigas como um símbolo da vida, ou do início de uma vida. Algumas civilizações não-cristãs, inclusive, utilizavam o ovo decorado para comemorar o equinócio da primavera e a vida.

Dentro do cristianismo, a tradição dos ovos foi absorvida, adaptada e mesclada aos seus rituais. Mas, a substituição dos ovos de verdade pelos de chocolate veio só no século 18, primeiramente na Alemanha. Entretanto, há quem diga que o surgimento veio mesmo com os franceses, que esvaziavam os ovos de galinha, os recheavam com chocolate e decoravam a casca.

Muitos cristãos ortodoxos, todavia, rejeitam completamente a tradição dos ovos de chocolate na Páscoa, pelo caráter pagão que a festa acabou adquirindo, tornando a data muito mais comercial do que religiosa. Você sabia disso?

Outro fato curioso, é que na Índia, por exemplo, a páscoa é celebrada de uma maneira completamente diferente. Os hindus têm um festival chamado Holi, que é o momento em que toda a população do país se reúne para relembrar o nascimento do deus  Krishna. As pessoas dançam, tocam instrumentos musicais e preparam grandes banquetes. O costume mais tradicional do festival é o dono da casa marcar a testa de seus convidados com pó colorido. As cores do pó acabam tomando conta das ruas das cidades, fica um visual incrível.

Holi Blog

Coelhinho da páscoa

Quanto ao surgimento da figura do coelho como símbolo da Páscoa, as explicações geralmente estão ligadas a um antigo festival anglo-saxão da deusa da primavera, denominada Eostre. Tanto é que o termo Easter – páscoa em inglês – está associado ao nome da deusa mitológica da fertilidade e do renascimento.  O animal foi associado à Páscoa porque se reproduz rapidamente e simboliza fertilidade e vida nova.

Páscoa Blog

Dia do cacau

Aqui no Brasil, consta outra data celebrada em torno da Páscoa. O dia 26 do mês de março é o dia do cacau, matéria-prima principal na produção de chocolate e com extremo valor histórico para o país. Fala-se que antes mesmos dos primeiros colonizadores espanhóis chegarem ao nosso continente, o cacau já era cultivado pelos índios em toda América. Hoje, cerca de 90% de todo o cacau brasileiro é exportado para produção de chocolates.  No início da década de 80, o cacau gerou mais de 3 bilhões de dólares!

Bem… Independente da forma que você celebra a data, procure tornar a sua Páscoa uma data especial para você e todos a seu redor – nem que seja aproveitando o feriado para passear, viajar  e – por que não – descansar?

Aproveite!

Deixe um comentário