Carregando...

Dia Nacional do Imigrante Italiano: O melhor da cultura italiana em São Paulo

O dia 21 de fevereiro homenageia o “imigrante italiano”. Chegaram mais de 1,5 milhão de imigrantes, entre 1886 e 1914, principalmente nos estados do Espírito Santo, São Paulo e no sul do país. Eles transformaram dificuldades em riquezas, e espalharam suas tradições. A data representa a importância simbólica, como resgate histórico, do processo da imigração italiana no Brasil.

Atualmente, são mais de 30 milhões de ítalo-brasileiros, de acordo com a Embaixada Italiana. O estado de São Paulo recebeu 70% dos imigrantes italianos que vieram para o Brasil. O motivo foi a concentração das fazendas de café na região, e também, o fato do estado ter investido dinheiro subsidiando a passagem dos imigrantes.

Até hoje, a influência italiana está presente na cidade. Confira uma lista, com lugares e restaurantes tradicionais, na capital paulista, para conhecer e comemorar a data.

Homemade Italian Gnocchi with Red Sauce and Cheese

Padarias italianas

O tradicional bairro italiano da Bela Vista, no centro de São Paulo, possui algumas padarias que vendem iguarias de origem italiana. A São Domingos, fundada por Domenico Albanese, da região da Calábria, funciona desde 1913 e tem como destaque o pão italiano e a rosca recheada de linguiça (r. São Domingos, 330 – Bela Vista). A 14 de Julho, fundada por Rafaelli Franciulli, é comandada atualmente pelo neto, Alexandre Franciulli. A padaria é reconhecida pela Federazione Italiana Cuochi, associação que segue padrões italianos de cozinha. (r. 14 de Julho, 92 – Bela Vista)

Mercado Eataly

Nascida na região de Turim, na Itália, a marca já está presente em países como Japão, Estados Unidos, Emirados Árabes e Turquia. Tendo como sócio, o grupo brasileiro de mercados e empórios St. Marche, a versão de São Paulo é a 29° loja da rede pelo mundo. É a primeira unidade latino-americana da rede italiana, que reúne atrações gastronômicas, locais de venda de ingredientes (açougue, adega e rotisseria), e produtos (como a fábrica de mozzarella). Dentre as atrações estão sete restaurantes temáticos: um gastrobar, uma livraria, um bazar e uma escola de culinária. (Av. Pres. Juscelino Kubitcheck, 1.489 – Vila Nova Conceição)

Restaurantes italianos

O selo “Ospitalitá Italiana”, concedido pela União das Câmaras de Comércio Italianas, condecoram restaurantes como legítimos representantes da tradição italiana. O título nasceu em 1997, para classificar os restaurantes na própria Itália, que seguiam fielmente as tradições do país. Desde 2010, passou a ser distribuído em todo o mundo.

Dentre os critérios avaliados estão: utilizar ingredientes originais, traduzir os cardápios, decorar no estilo certo e até contratar garçons que falem o idioma fluentemente. Em 2011, 30 restaurantes de São Paulo receberam o selo. Dentre eles estão o “La Risotteria” (r. Pe. João Manuel, 1.156 – Cerqueira César); “Tomatto” (r. Mal. Deodoro, 497 – Santo Amaro); “Cantina C…Que Sabe” (r. Rui Barbosa, 192 – Bela Vista); e “La Piadina Cucina Italiana” (r. Prof. Atílio Innocenti, 911 – Vila Nova Conceição).

Pizza

São Paulo é a segunda cidade que mais consome pizzas no mundo, perdendo apenas para Nova York. As duas metrópoles possuem uma enorme colônia italiana, que se formou a partir do fim do século XIX, quando multidões de imigrantes começaram a desembarcar nos maiores centros urbanos do Brasil e dos Estados Unidos. Resultado: as duas cidades, ao lado de Nápoles, na Itália, se tornaram as capitais mundiais da pizza.

Na capital paulista, a maioria das padarias e lanchonetes servem os sabores mais básicos, como muçarela e calabresa, em pedaços no balcão mesmo. Ótima pedida para quem está com pressa. Quem busca algo mais tradicional, costuma ir aos bairros de tradição italiana, como Mooca, Brás e Bixiga, onde estão as pizzarias mais antigas e conhecidas da cidade. As entradas com pão italiano e sardela também valem a pena, sem falar nos shows de música ao vivo – com canções italianas.

Face italiana da cidade

A arquitetura faz parte das influências italianas na capital paulista. O Edifício Itália, no centro da cidade; a Catedral da Sé, com vitrais de artistas italianos; o Viaduto Santa Ifigênia, projetado pelos arquitetos Giulio Michele e Giuseppe Chiappri; o Edifício Matarazzo, que abrigou a sede das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo, e atualmente é a sede da administração municipal; o Museu Paulista, projetado pelo italiano Tommaso Bezzi; e a Igreja Nossa Senhora do Brasil, que exibe a imagem Madonna del Brasile, trazida da Itália; são alguns dos principais pontos turísticos da cidade.

Ficou com vontade de aproveitar todas essas delícias gastronômicas? Aproveite a data também para passear pela cidade, e conhecer um pouco da história dos italianos que chegaram ao Brasil.

Deixe um comentário