Carregando...

Férias de Janeiro: conheça as opções de parques e divirta-se em contato com a natureza

O verão é a estação preferida para aqueles que não perdem a oportunidade de passear por um dos inúmeros parques ao ar livre, espalhados pelo Estado de São Paulo. As opções de lazer são as mais diversificadas possíveis, disponibilizando aos frequentadores um ambiente propício a todo tipo de práticas saudáveis, como atividades físicas, caminhadas ao ar livre e passeios ecológicos.

parque3

São Paulo está cheio de opções divertidas para toda a família. E o melhor de tudo, praticamente de graça. Durante as férias escolares, as programações culturais dos parques se estendem por todos os dias da semana, com várias atrações para agradar crianças, jovens e adultos.

O Parque do Ibirapuera, por exemplo, – mais importante da cidade e um dos maiores do América Latina – atrai todo tipo de público nos 7 dias da semana. Ideal para os atletas de plantão, com grande infraestrutura de pistas de cooper, bicicletário com aluguel de bicicletas, quadras poliesportivas, campos de futebol e áreas abertas de lazer.

Considerado o pulmão verde de São Paulo, o parque possui também muitos espaços culturais bem conhecidos dos frequentadores mais assíduos, como a Oca, o Museu de Arte Moderna (MAM), o Auditório Ibirapuera e o Jardim Japonês, com ótimas opções de espetáculos de música, teatro, dança e exposições durante o ano todo. Além disso, a tão aguardada reabertura do Planetário – em reforma desde 2013 – deve acontecer ainda este mês. Para ficar bem informado sobre o que rola no ‘Ibira’, é só baixar gratuitamente o aplicativo ‘Parque Ibirapuera Conservação’.

Já o Parque Villa Lobos é outra ótima escolha para quem gosta de atividades de esporte e lazer. Além de toda a infraestrutura para a prática de esportes tradicionais como futebol, basquete e vôlei, o espaço possui locais onde os visitantes podem alugar patins, bikes e longboards, além de muitos serviços gratuitos, como a bonita e bem equipada academia de ginástica.

Entre as atividades exclusivas para os frequentadores, o CEREA – Centro de Referência de Educação Ambiental -, certamente, é um prato cheio para despertar o interesse em questões voltadas ao meio ambiente, com sua arquitetura bioclimática e construção sustentável. Aos fins de semana, o parque está repleto de atrações gratuitas, como aulas de adestramento para cães nas tardes de sábado, entre outras.

O Parque da Água Branca (localizado na Zona Oeste da capital), o Parque do Carmo (na Zona Leste) e o Parque da Juventude (Zona Norte) também são ótimas opções para quem quer aproveitar o tempo livre para gastar as energias em contato com a natureza. As cidades da Grande São Paulo, como Osasco, Mauá e Santo André também oferecem ótimas opções.

Já no interior do Estado, os chamados ‘bike parks’ estão ganhando cada vez mais a simpatia dos frequentadores. Em Campinas (noroeste do Estado, a 99 km da capital), o Parque Monsenhor José Salim possui 10 km de trilhas para os adeptos do mountain bike, com percursos para iniciantes e avançados. Mais perto da capital, o Cemucam é o mais antigo bike park de São Paulo. Localizado na região metropolitana, o parque da cidade de Cotia recebe amantes das bicicletas de todas as idades, em um ambiente muito arborizado e tranquilo.

E então? Animado para curtir a natureza e cuidar da saúde da mente e do corpo? Aproveite o verão e comece bem 2016!

www.compraevolta.com.br

Deixe um comentário