Carregando...

Quem ainda compra cd e dvd?

Essa discussão não é de hoje, há muito se fala que a busca e a compra por cds e também por dvds caiu gradativamente. E essa queda foi ocasionada por diversos motivos, sendo o mais óbvio deles, a facilidade em ouvir música por outros meios e até de forma gratuita ou mais acessível.

A primeira batalha travada pelos músicos e pelas gravadoras foi contra a pirataria, que oferece o mesmo produto por um preço muito menor que o original. O questionamento sobre o valor é o que mais pesa na visão do consumidor, ainda que se trate de uma venda ilegal.

Com o avanço da internet, o consumidor tem agora uma opção de ouvir música sem precisar pagar preços abusivos em cds e também sem precisar colaborar com o financiamento da pirataria. Os serviços de streaming ganharam força, oferecendo uma assinatura mensal ou outras formas simples de pagamento, muito mais acessíveis e com uma coleção de música quase ilimitada. Este serviço é empecilho também às plataformas online que dispõem de arquivos mp3, também piratas, para download gratuito.

A questão que queremos levantar agora é: se está tão fácil e barato de se consumir música no meio online, por que as pessoas ainda vão comprar cds e dvds? As respostam variam, mas têm uma razão maior em comum: a paixão pela música.

cd blog

Os ouvintes mais tradicionais vão dizer que o som de um cd original nem se compara ao som digital, em se tratando da qualidade do áudio. E eles têm razão: tecnicamente a música reproduzida por um cd soa muito melhor. Isso sem falar dos lps, os discos de vinil que possuem o melhor som analógico, comprovadamente.

Mas, o principal apelo de possuir um cd/dvd/lp vai além disso. Só o fato de possuir em mãos a música do seu artista preferido traz um sentimento muito nostálgico. Folhear o encarte, ler as letras da composição, conhecer informações técnicas… São formas que o fã tem de se sentir mais próximo da banda. É uma forma de ‘tietar’ mesmo sem ir ao show, de agradecer e de contribuir com o artista que você admira.

Os apaixonados por cd ainda se prendem a questão da coleção. Enchem o peito e se orgulham de uma prateleira cheia de discos, que podem organizar por ordem cronológica, alfabética, ou do jeito que preferirem.

E pela própria internet, qualquer pessoa pode encontrar seu cd favorito, seja um lançamento ou uma raridade. As lojas online possuem um conteúdo muito vasto e ainda oferecem facilidade da entrega a domicílio. No Shopping Compra e Volta há algumas opções bacanas, como a Fnac, o Submarino, a Livraria Cultura, entre outros. Navegue e desfrute de ofertas e dinheiro de volta!

One thought on “Quem ainda compra cd e dvd?

Deixe um comentário