Carregando...

Cobrança indevida? Quem mais usa o seu cartão?

Você sabia que das reclamações que recebemos sobre cobrança indevida, diversas são feitas por pessoas que compartilharam o cartão de crédito com um amigo ou parente?

cartao blog

A gente sabe que o cartão de crédito é de uso pessoal e a regra é não emprestar, pois fazendo isso você está também cedendo o seu nome. Dos 59 milhões de inadimplentes do país, cerca de 30% estão nessa situação porque emprestaram o cartão, abriram um crediário ou fizeram empréstimo para outra pessoa.

No entanto, com a intenção de ajudar, a emoção pode falar mais alto e às vezes acontece de deixar um amigo ou parente fazer uso do cartão. Pensando nisso, listamos alguns cuidados que você precisa ter, caso acabe nessa situação:

Analise e entenda o cenário

Antes de decidir emprestar o seu cartão é necessário entender melhor as pretensões da pessoa e analisar se ela é boa pagadora. Uma das primeiras perguntas que possivelmente você fará é qual o valor que ela quer gastar. Querendo ou não você deve pensar na possibilidade de o seu amigo ter algum imprevisto e você ter que arcar com a despesa até que ele possa te pagar, evitando assim, juros e problemas com o seu nome. Em outras palavras, leve em consideração se você terá dinheiro para assumir essa dívida caso alguma coisa dê errada no meio do caminho.

Faça o controle

Muitas pessoas já controlam seus gastos e investimentos através de planilhas ou aplicativos. Mesmo que você não tenha esse hábito, é muito importante que, pelo menos essa despesa feita por um terceiro em seu cartão, seja acompanhada de perto. Anote a data da compra, valor, o nome da loja, verifique se houve parcelamento e fique de olho na fatura. Assim, você evitará surpresas desagradáveis.

Valor desconhecido na fatura? Busque informações

Você emprestou o seu cartão para um amigo, tomou todos os cuidados e fez o controle certinho, mas mesmos assim apareceu um valor na sua fatura que você não reconhece. O que fazer?

Primeiro de tudo é verificar qual é a empresa que está fazendo a cobrança em seu cartão. Pelo nome que aparece na fatura, pesquise na internet e veja ao que se refere ou entre em contato direto com a operadora.  De repente é algo que você consumiu e não se lembra. Se de fato não for uma despesa sua, o segundo passo é falar com o amigo que utilizou o seu cartão, dando alguns dos detalhes sobre as informações que você já pesquisou. Caso seu amigo não saiba do que se trata, entre em contato com a empresa que fez a cobrança e questionar o valor.

Celular BLOG

Pode ser que, por causa de algumas experiências que você já teve, acredite que a Central de Atendimento só vai te dar dor de cabeça e não vai resolver nada. Entretanto, algumas empresas são realmente comprometidas com seus clientes e se empenham em resolver a situação. O SAC do Compra e Volta, por exemplo, possui 98% de eficácia no índice chamado First Call Resolution, o que significa que quase 100% das pessoas que falam com os atendentes do Compra e Volta tem o problema solucionado no primeiro contato, provando que pode valer muito a pena dar uma chance para a empresa explicar o ocorrido.

Não pagou na data combinada? Não tenha vergonha, cobre.

Se você é do tipo que fica meio sem graça em cobrar quem está te devendo, saiba que você não está sozinho. Existem muitas pessoas que se sentem desconfortáveis nessa ocasião. Porém, os juros do cartão não esperam na hora de pagar a fatura.Na correria do dia a dia pode ser que a pessoa apenas  tenha se esquecido de pagar na data combinada. Para que ninguém saia prejudicado nesses casos, o melhor é deixar o constrangimento de lado e falar educadamente ou até mesmo mandar um lembrete no WhatsApp. O importante é não deixar pra depois o que se pode resolver já, ainda mais se tratando de dinheiro.

Você não deve se prejudicar para auxiliar uma pessoa e um ato de boa vontade pode se tornar um pesadelo. Por isso é importante avaliar se o esforço realmente vale a pena. Se você não tiver certeza, não empreste o seu cartão. Explique o motivo ou dê a desculpa de que está sem limite. Caso decida ajudar, se previna de qualquer problema. De uma forma ou de outra você não sai no prejuízo e evita destruir uma amizade ou um bom relacionamento com um familiar.

One thought on “Cobrança indevida? Quem mais usa o seu cartão?

  1. Olá Vanesca,
    Informamos que estaremos respondo a sua solicitação no e-mail indicado.
    Estamos à disposição para qualquer dúvida, no telefone gratuito 0800 761 7290 (Segunda a Sexta, das 8h às 20h sábado, das 9h às 16h – Horário de Brasília)
    Obrigado, Time de Atendimento.

Deixe um comentário